ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Contra a banalização do erro!

1. A frequência de casos de erro na comunicação social portuguesa, muitas das vezes por contaminação da informalidade do discurso oral, denunciando a displicência com que alguns jornalistas encaram a integridade da língua, incomoda o cidadão que preza o idioma pátrio. Paulo J. S. Barata, num texto publicado na rubrica Pelourinho, reflecte e comenta sobre a banalização do erro que parece ter-se instalado nos periódicos lusos.

2. Por sua vez, sete novas respostas procuram evitar situações de dúvida no âmbito de: a construção frásica com pronomes reflexos; o uso de variantes gráficas e fonológicas; as características do dialecto estremenho; o significado do topónimo Cidres; a grafia de caneleira-de-ceilão; o conto Discurso sobre o Fulgor da Língua; e a relação dos romances com o latim.

3. No programa Língua de Todos de sexta-feira, 5 de Novembro (às 13h15* na RDP África; com repetição no dia 6, às 9h15*), falar-se-á sobre os desafios e projectos à volta da internacionalização da língua portuguesa nestes tempos da globalização, em rescaldo do que foi reflectido, e proposto, no recente encontro internacional realizado em Lisboa, sob a iniciativa da União Latina. Por sua vez, o programa Páginas de Português de domingo, dia 7 (às 17h00*, na Antena 2), terá a presença de Maria Helena Rocha Pereira, professora jubilada da Universidade de Coimbra e encarregada pela Academia das Ciências de Lisboa na coordenação do respectivo Vocabulário da Língua Portuguesa, já segundo o Acordo Ortográfico de 90. Ainda neste programa, será apresentada a carta premiada do mês, na rubrica «Uma Carta É Uma Alegria da Terra», em colaboração com os CTT, Correios de Portugal. Ambos os programas se encontram também disponíveis em podcast, na página da rádio e da televisão públicas portuguesas, na Internet.

* Hora oficial de Portugal continental.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 04/11/2010

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos