ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

A luta pela palavra escrita

1. Promover a leitura e a divulgação de autores lusófonos, como ponte para o enriquecimento da língua portuguesa e para o alargamento cultural do público, tem sido tema e objectivo privilegiado de várias instituições portuguesas: o Plano Nacional de Leitura (PNL), do Ministério da Educação, o Instituto Camões, a Casa-Museu Fernando Pessoa, as Casas da Cultura por este Portugal fora… Tal como a Casa da Cultura da Sertã, que, até 27 de Novembro, abre ao público uma exposição documental, «A Poesia da Resistência», cedida pela Rede de Bibliotecas de Lisboa, em que se poderão revisitar poemas de grandes vultos da literatura de língua portuguesa que usaram a poesia como forma de luta pela liberdade, como os poetas portugueses Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner, Manuel Alegre, Natália Correia, António Gedeão, o timorense Xanana Gusmão

2. Lutando contra o desconhecimento das particularidades da língua portuguesa, a actualização do Consultório põe em linha 8 novas respostas que giram à roda de temas como a grafia, a atestação e o significado de palavras invulgares (manuseabilidade e palinódia), a construção frásica (a ocorrência do pronome relativo que precedido de preposição, o uso de se com gerúndio e infinitivo, a transitividade do verbo caber, a identificação do sujeito) e as figuras de estilo.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 09/11/2010

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos