ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Saber com Normas, projecto de juventude

1. Num tempo em que a norma é conotada com conservadorismo, o Instituto Português da Qualidade, com o apoio do Ministério da Educação português, desafia, pelo terceiro ano consecutivo, os estudantes do 12.º ano de escolaridade, em Portugal, a elaborarem um trabalho criativo ou a produzirem uma sessão temática, subordinados ao tema da normalização, participando, deste modo, no Projecto Juventude — Saber com Normas, trabalhos estes que serão entregues nas respectivas Direcções Regionais da Educação. Este projecto, que pretende «sensibilizar os mais jovens para o significado e a importância da normalização no mundo», tem o cuidado de evidenciar, através da sua mascote — Normi — o letreiro «Norma Portuguesa». Portanto, apela ao uso da língua portuguesa respeitando os princípios orientadores do domínio do idioma pátrio.

2. Por se querer saber utilizar correctamente a língua, seguindo as normas, muitas dúvidas nos são apresentadas. Nas onze respostas deste dia, a sintaxe relacionada com a ocorrência dos verbos (verbo assistir e a regência do uso pronominal do verbo insinuar) e o léxico sobressaem, bem como a atestação de palavras (versatilização; trilogia e outras designações de grupos de obras de temática comum; carácter e caracter), a expressão adequada a partir de uma tradução («tirar partido de» ), a relação de sentido entre outras palavras (afocinhar e fossar; local, localização e localidade) e expressões («comunidade educativa» e «comunidade escolar»). Por sua vez, a divisão silábica continua a ser matéria de interesse de muitos falantes.

3. Ainda neste dia, pelas 13h15*, na RDP África, o programa Língua de Todos, com repetição no dia seguinte, às 9h15*, será dedicado ao rescaldo do que foi reflectido e proposto no recente encontro internacional realizado em Lisboa, sob a iniciativa da União Latina. Por sua vez, na emissão do Páginas de Português de domingo, 14 de Novembro (às 17h00*, na Antena 2, estará em foco a mais recente obra do cineasta português João Botelho, Filme do Desassossego, baseada no Livro do Desassossego, de Bernardo Soares, semi-heterónimo de Fernando Pessoa conhecido pelas abundantes considerações à volta da língua portuguesa. Falar-se-á, ainda, da disponibilização, via Internet, da Biblioteca Pessoal de Fernando Pessoa, a excelente iniciativa da Casa Fernando Pessoa, com o apoio mecenático da Fundação Vodafone. Ambos os programas se encontram também disponíveis em podcast, na página da rádio e da televisão públicas portuguesas, na Internet.

* Hora oficial de Portugal continental.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 12/11/2010

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos