ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Porquê NATO e já não OTAN?

NatoOtan1. North Atlantic Treaty Organization, NATO/Organização do Tratado do Atlântico Norte, OTAN. A propósito da actualidade destes dias, em Lisboa, aqui se recordam as razões e as contra-razões de a sigla anglófona NATO se ter sobreposto nos últimos tempos ao que foi sempre tradicionalmente usado — e recomendado — nos media portugueses (nos media portugueses, mas não nos media brasileiros, nem nos media angolanos, nem nos media espanhóis, nem nos media belgas ou nos media franceses, onde se opta, sempre, pela sigla OTAN, correspondente à devida tradução do inglês).

2. O Livro do Desassossego, de Bernardo Soares/Fernando Pessoa (e o filme de João Botelho), e o ensino da língua portuguesa nos EUA são os temas dos programas Língua de Todos (sexta-feira, 19 de Novembro, 13h15* na RDP África, com repetição no dia seguinte, às 9h15*), e Páginas de Português (domingo, 21 de Novembro, 17h00*, na Antena 2). Ambos os programas se encontram também disponíveis em podcast, na página da rádio e da televisão públicas portuguesas, na Internet.

3. Ficam entretanto 15 novas respostas na actualização deste dia do consultório do Ciberdúvidas.

* Hora oficial de Portugal continental.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 19/11/2010

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos