ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Boas notícias no relatório PISA 2009,
sobre o Acordo Ortográfico em Portugal,
e o Ciberdúvidas no Facebook

Congratulamo-nos com a subida dos resultados dos alunos portugueses no relatório PISA 2009 (Programme for International Student Assessment) que avalia o desempenho escolar dos jovens de 15 anos dos países da OCDE e de outros países ou parceiros económicos. Em 2000, Portugal estava na confrangedora 3.ª posição — a contar do fim da tabela. Consultando os relatórios divulgados no sítio do PISA, constatamos que Portugal ocupa agora o 27.º lugar num total de 75 países e economias (cf. PISA 2009 Results: What Students Know and Can Do, p. 15), no limite inferior da faixa da média dos países (ibidem, p. 56).

Tiramos, portanto, uma conclusão: há muito e bom trabalho a fazer.



O Acordo Ortográfico vai ser aplicado no ano lectivo 2011/212, e na Administração Pública será em Janeiro de 2012 — foi o que o Conselho de Ministros de Portugal aprovou no dia 9 de Dezembro de 2010. Na mesma resolução, foi adoptado o Vocabulário Ortográfico do Português, produzido em conformidade com o Acordo Ortográfico, e definido o Lince como ferramenta de conversão ortográfica de texto para a nova grafia. Ambas as ferramentas, desenvolvidas pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional, e com financiamento público do Fundo da Língua, estão disponíveis gratuitamente no Portal da Língua Portuguesa.

Pode ler o texto integral da resolução aqui.



Uma boa notícia do portal Boas Notícias: o número de alunos universitários a frequentar a disciplina de Língua Portuguesa nos EUA subiu 10,8% entre 2006 e 2009, numa tabela liderada pelo Espanhol, pelo Francês e pelo Alemão.



Divulgamos também o recém-criado blogue da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde serão publicadas todas as actividades culturais e de formação da biblioteca, como conferências e palestras, colóquios, leituras e comunidade de leitores.



O Ciberdúvidas já se encontra, também, no Facebook, com um cheirinho dos seus diversificados conteúdos e produtos associados. Espécie de lança-perfume para amigos.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 10/12/2010

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos