ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Falar sobre a língua neste Natal de 2010

NatalSerá a língua, uma língua, qualquer língua, «uma coisa em forma de assim», como escreveu o poeta português Alexandre O´Neill? Ou haverá tratos e usos diferenciados? A estas perguntas procura dar resposta a emissão do programa Língua de Todos de 24 de Dezembro (às 13h15*, na RDP África; com repetição no dia de Natal às 9h10*), no qual se comenta ainda o modismo (errado) do plural pais “natal”. No domingo, 26 de Dezembro, a emissão do Páginas de Português (às 17h00*, na Antena 2) inclui uma conversa com a professora universitária Margarita Correia sobre a diferença entre um conversor ortográfico — como o Lince, graciosamente disponível via Internet, no Portal da Língua — e um corrector ortográfico. Nessa entrevista, são também abordadas as razões de o Estado português ter financiado com dinheiros públicos a existência, sem custos, das ferramentas indispensáveis à aplicação do Acordo Ortográfico por qualquer pessoa ou entidade. Ambos os programas se encontram também disponíveis em podcast, na página da rádio e da televisão públicas portuguesas, na Internet.


«Escrever certo é elitismo?» — interroga-se o poeta e ensaísta brasileiro Ferreira Gullar, num texto divulgado na rubrica O Nosso Idioma. A resposta é não, sobretudo quando se trata da comunicação social — lê-se em dois textos disponíveis no Pelourinho: Sandra Duarte lembra que a vírgula é necessária quando se escreve o vocativo, mesmo num programa de televisão; Paulo J. S. Barata surpreende-se ao encontrar uma vírgula entre sujeito e predicado num jornal de referência português.


azevinho Ficam interrompidas as actualizações do consultório durante o período do Natal e do Ano Novo. Voltaremos nos finais de Janeiro, depois de concretizada a reestruturação da plataforma onde se encontra alojado o Ciberdúvidas. Até lá, não deixaremos de ir anunciando, aqui e no Facebook, a colocação em linha de eventuais novos textos e das respostas às perguntas que ficaram entretanto por esclarecer.

Para todos os amigos da língua portuguesa, e para os nossos consulentes em particular, os votos de feliz Natal e óptimo ano novo.

* Hora oficial de Portugal continental.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 22/12/2010

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos