ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Entrar no novo ano com o Ciberdúvidas

AnoNovo1. A emissão do programa Língua de Todos  do último dia de 2010 (31 de Dezembro, às 13h15*, na RDP África; com repetição no dia seguinte às 9h15*) é dedicada às novas regras do Acordo Ortográfico, em vigor na RTP, já a partir de Janeiro de 2011, e aos critérios de citação e referenciação de obras em geral. Na emissão do Páginas de Português de domingo, dia 2 de Janeiro (às 17h00*, na Antena 2), fala a ex-ministra da Cultura Isabel Pires de Lima, sobre os muitos descasos da língua portuguesa: desde a inexistência, entre nós, de uma verdadeira política da língua, até ao mau uso que lhe dão os media em geral e os jornalistas em particular. Revelação, ainda, do nome do vencedor do concurso Uma Carta É Uma Alegria da Terra, em colaboração com os CTT, Correios de Portugal. Ambos os programas se encontram também disponíveis em podcast, na página da rádio e da televisão públicas portuguesas, na Internet.

RBE2. Cabe aqui assinalar o programa Ler, é para já!, promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares, do Ministério da Educação português, e destinado a jovens e a adultos com poucos hábitos de leitura. Esta iniciativa pretende motivar para a leitura por prazer e contribuir para criar leitores autónomos, propondo a utilização dos recursos das bibliotecas. O programa apresenta orientações para o professor bibliotecário e sugestões de actividades, envolvendo também as tecnologias de informação e comunicação (TIC). Para mais informações, consultar a página da Rede de Bibliotecas Escolares.

lince3. Entretanto, em Portugal, o Lince, ferramenta informática que permite corrigir o português à luz do novo Acordo Ortográfico, já foi descarregado mais de 54 mil vezes desde que foi lançado oficialmente em Junho. Em declarações à agência Lusa, o investigador José Pedro Ferreira, pertencente à equipa do Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC) que desenvolveu a referida aplicação, considerou este elevado número como sinal do interesse dos portugueses em se prepararem para a mudança. Lembramos que o Lince, escolhido como norma pelo Estado português, é um programa informático gratuito, que pode ser utilizado em qualquer sistema operativo e descarregado através do Portal da Língua Portuguesa.

4. Encontram-se interrompidas as actualizações do consultório durante o período do Ano Novo. Voltaremos nos finais de Janeiro, depois de concretizada a reestruturação da plataforma onde se encontra alojado o Ciberdúvidas. Até lá, não deixaremos de ir anunciando, aqui e no Facebook, a colocação em linha de eventuais novos textos e das respostas às perguntas que ficaram entretanto por esclarecer.

5. Para todos os amigos da língua portuguesa, e para os nossos consulentes em particular, os votos de um bom 2011.

* Hora oficial de Portugal continental.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 30/12/2010

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos