ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

O português como união de esforços

aproximar1. O Acordo Ortográfico de 1990 constitui um exemplo do que pode ser feito entre todos os países onde o português tem estatuto oficial. É esta a perspectiva da presidente do Instituto Camões (IC), Ana Paula Laborinho, que, em declarações à agência Lusa, defende também a convergência dos esforços de promoção da língua mediante a criação de centros culturais representativos do conjunto da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

2. A propósito de comunidade, assinala-se a abertura das inscrições para o Prémio Fernão Mendes Pinto, edição 2010, instituído pelo conselho de administração da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), em cooperação com a CPLP e com o IC. Podem concorrer autores de teses ou dissertações defendidas em 2010 cujo tema contribua para a aproximação das comunidades de língua portuguesa. Mais informações nas páginas da AULP.

3. Apesar da reestruturação do Ciberdúvidas, que obriga a interromper a actividade do consultório, lembramos que, para outros assuntos, mantém-se disponível o nosso endereço electrónico. Entretanto, assinalaremos, aqui e no Facebook, a colocação em linha de novos textos em rubricas do Ciberdúvidas, como, por exemplo, em O Nosso Idioma, no Pelourinho, na Montra de Livros ou na Antologia.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 17/01/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos