ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Armadilhas do economês

economia;1. No Pelourinho, Paulo J. S. Barata apresenta um caso de como, na comunicação social, o economês pode aparecer camuflado de linguagem corrente, gerando equívocos.

2. Com a adopção do Acordo Ortográfico de 1990 pelos ensinos básico e secundário de Portugal no ano lectivo de 2011/2012, multiplicam-se iniciativas para preparar a mudança. Quatro alunos do 10.º ano, do curso de Humanidades, da Escola Secundária de Caldas de Vizela, contando com a ajuda de uma  professora de Português, ensinam a nova ortografia em directo na rádio. O programa chama-se Estamos de Acordo e é emitido quinzenalmente, às terças-feiras, a partir das 12.30 na Rádio Vizela (97.20 FM).

3. Enquanto está interrompida a actividade do consultório de dúvidas, devido à reestruturação do Ciberdúvidas, para outros assuntos, os nossos consulentes poderão recorrer ao nosso endereço electrónico. No entanto, continuaremos a assinalar, aqui e no Facebook, a colocação em linha de novos textos nas demais rubricas do Ciberdúvidas (O Nosso Idioma, Pelourinho, Montra de Livros, Antologia, etc.).

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 18/01/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos