ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Dar ao amor a língua verdadeira

PoemasLusitanos1. Que a língua portuguesa, ao longo da sua história, tem tido de enfrentar a concorrência de outras línguas hegemónicas em diferentes âmbitos não é novidade. Releia-se na Antologia um soneto dos Poemas Lusitanos, de António Ferreira (1528-1569), para descobrir que no século XVI era o castelhano que se insinuava nos meios literários, ameaçando privar o mal de amor da sua «verdadeira língua» — o português.

2. A emissão do programa Língua de Todos de sexta-feira, 21 de Janeiro (13h15, RDP África; com repetição no dia seguinte às 9h15), foca dois temas: a norma e o erro na língua portuguesa, numa conversa com a professora universitária Margarita Correia; e o que muda e não muda com o Acordo Ortográfico. No programa Páginas de Português de domingo, 23 de Janeiro (17h00, na Antena 2), fala-se do projecto Google Books, que integra um corpus de cinco milhões de livros digitalizados — correspondente a 4 por cento de todos os livros impressos desde a Bíblia de Gutenberg (1450). Sete línguas envolvidas, menos o português. Porquê? E, na rubrica "Ciberdúvidas responde", apontam-se as circunstâncias em que podemos usar a contracção dum (de + um). Ambos os programas se encontram também disponíveis em podcast, na página da rádio e da televisão públicas portuguesas, na Internet.

3. Devido à reestruturação do Ciberdúvidas, a actividade do consultório de dúvidas está interrompida, mas, para outros assuntos, continua disponível o nosso endereço electrónico. Entretanto, daremos conta, aqui e no Facebook, da colocação em linha de novos textos em rubricas como O Nosso Idioma, Pelourinho, Montra de Livros, Antologia, etc.


Ciberduvidas da Língua Portuguesa :: 20/01/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos