ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Acordo Ortográfico em Portugal já no Diário da República

Aprovada em 9 de Dezembro, encontra-se já publicada no Diário da República a Resolução do Conselho de Ministros n.º 8/2011 sobre a entrada em vigor do Acordo Ortográfico em Portugal. Aí se determina a sua aplicação no sistema educativo (nos ensinos básico e secundário) no ano lectivo de 2011-2012, a partir de Setembro deste ano, e, depois de 1 de Janeiro de 2012, em todos os demais serviços, organismos e entidades oficiais do Estado português, assim como no próprio Diário da República. A resolução oficializou ainda, para Portugal, o Vocabulário Ortográfico do Português e o conversor Lince (este como ferramenta de conversão automática de todo e qualquer texto ou documento escrito para a nova grafia) – qualquer deles disponível e acessível de forma gratuita no Portal da Língua Portuguesa –, ambos desenvolvidos pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC), sob financiamento público do Fundo da Língua.


ESECRealiza-se em Coimbra, nos dias 10, 11 e 12 de Fevereiro de 2011, o II Encontro Internacional do Ensino da Língua Portuguesa, na Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC). Esta iniciativa pretende reunir educadores, professores e investigadores, possibilitando uma reflexão sobre as questões e os estudos respeitantes ao ensino da língua materna e L2 nos ensinos básico e pré-escolar. Mais informações nas páginas do sítio da ESEC.


Durante a interrupção do consultório de dúvidas, encontra-se disponível o nosso endereço electrónico para outros assuntos. Entretanto, aqui e no Facebook, assinalaremos a colocação em linha de novos textos nas rubricas O Nosso Idioma, Pelourinho, Montra de Livros, Antologia, entre outras.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 25/01/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos