ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Um bom exemplo vindo de Espanha

texto descritivo da imagem

O Instituto Cervantes, a Agência Efe e a Fundação da Língua Espanhola juntaram-se para criar um serviço gratuito de ensino em linha do espanhol — é o Practica Español. A sinergia tem uma fórmula simples: o Instituto Cervantes dá os conteúdos, a Agência Efe dá a divulgação, e a Fundação para a Língua Espanhola, a plataforma informática. Todos ficam a ganhar.

O espanhol tem boas acções; o português, boas intenções. 

texto descritivo da imagem

Mas tem custos o adiamento sine die de acções efectivas de promoção do português: o serviço informativo em línguas estrangeiras (que não o inglês) da BBC vai sofrer cortes acentuados, e um dos serviços que vão ser extintos é a emissão, em português, para África.




Apesar da interrupção do consultório de dúvidas, continuamos a assinalar a colocação em linha de novos textos nas demais rubricas. Chamamos por isso a atenção para O Nosso Idioma, onde Paulo J. S. Barata comenta uma situação invulgar de tratamento por tu no português europeu.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 28/01/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos