ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Língua portuguesa fora do regime europeu de patentes

RibeiroeCastro1. Sabia-se que a língua portuguesa se arriscava a ficar excluída da validação do registo europeu de patentes, devido à aplicação do Acordo de Londres. Pois bem, a ameaça acaba de ser concretizada, conforme denuncia o deputado português José Ribeiro e Castro (na foto), que, condenando o processo de aprovação do referido acordo, não poupa críticas ao papel do Governo de Portugal e dos órgãos político-legislativos da União Europeia, em dois artigos de imprensa divulgados na rubrica Lusofonias.

2. «Embora já aconteceu…», ou «embora já tenha acontecido…»? A segunda sequência é que está correcta, visto as orações concessivas introduzidas pela conjunção embora terem o verbo no modo conjuntivo — recorda Pedro Mateus, no Pelourinho.

3. O consultório de dúvidas ainda se encontra inactivo, mas, para outros assuntos, continua disponível o nosso endereço electrónico. Entretanto, daremos conta, aqui e no Facebook, da colocação em linha de novos textos nas rubricas O Nosso Idioma, Pelourinho, Montra de Livros, Antologia, entre outras.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 21/02/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos