ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Português: uma língua próxima no ensino a distância

texto descritivo da imagem

A Universidade Aberta e a editora Leya oficializaram recentemente o lançamento do projecto de e-learnig para os países de língua portuguesa. O novo projecto pretende levar o ensino universitário e profissional, bem como a alfabetização e o ensino básico e secundário, a milhões de pessoas do mundo de língua portuguesa.



Em Macau, onde decorre a conferência internacional A Lusofonia entre encruzilhadas culturais, a professora Inocência Mata, da Universidade de Lisboa, descreveu as variedades nacionais do português como uma mais-valia para a língua portuguesa.


Deixamos neste dia apontado mais um interessantíssimo artigo de Sírio Possenti, da Universidade Estadual de Campinas, sobre terminologias e o discurso sociopolítico: «Qualquer pessoa pode verificar que os discursos (políticos, mas também outros) elaboram dicionários, ou seja, definem sentidos para palavras ou expressões. O que é uma economia "saudável", por exemplo, depende da escola a que o economista se filia (sem inflação, sem desemprego, com crescimento, tecnologicamente avançada, não exportadora de commodities etc.). Ou: o que é terrorismo? Em geral, é algum tipo de violência (e o que é violência?) cometida (e o que é cometer?) por um adversário.»


Como informámos, o consultório de dúvidas regressa na terça-feira, dia 1 de Março. Até lá, continuaremos a assinalar, aqui e na nossa página do Facebook, a colocação em linha de novos textos nas restantes rubricas.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 25/02/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos