ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Consultório do Ciberdúvidas de regresso

1. Regressa neste dia o consultório do Ciberdúvidas, com sete novas perguntas, em que o léxico é tema principal. Lembramos que o formulário para envio de dúvidas se encontra nesta página.

ILTEC2. Em Portugal, anunciam-se verificadores e correctores em conformidade com o Acordo Ortográfico de 1990, destinados aos programas Office 2010 e 2007 da Microsoft (actualizações aqui, gratuitamente), bem como ao Open Office, programa de edição gratuito e de código aberto. Estes novos recursos foram desenvolvidos com a colaboração do Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC), entidade responsável pelo Vocabulário Ortográfico do Português (VOP), oficialmente adoptado pelo Estado português.

UE3. «A língua da Europa é a tradução», diz Umberto Eco, e repete o deputado português José Ribeiro e Castro, em novo texto divulgado na rubrica Lusofonias, contra o regime europeu de patentes, que, ao excluir a língua portuguesa, reduzindo-lhe competitividade, traz também o desemprego para muitos tradutores.

4. Façamos finalmente uma pausa para a leitura de mais um texto disponível na Antologia, O Sertanejo Falando, do grande poeta brasileiro João Cabral de Melo Neto (1920-1999).

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 01/03/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos