ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Do amor à língua à língua do amor

texto descritivo da imagem«A doçura e harmonia da língua portuguesa é manifesta, não só aos nacionais como também aos estranjeiros; e para tratar amores, e todas as mais qualidades de afectos, nenhuma se lhe iguala.» Assim fala Francisco Dias Gomes, um quase desconhecido (1745-1795). É a mais recente entrada na Antologia de textos de autores lusófonos de todos os tempos.

Os encómios à língua portuguesa fazem recorrentemente as vezes de argumento quando se trata de repudiar a falta de rigor, desleixo e ignorância com que se fala e escreve publicamente. Mas vale a pena olhar à volta: os russos também amam o russo, os espanhóis, o castelhano, os húngaros, o húngaro – «a única língua que o diabo respeita» (Chico Buarque). A diferença está tão-só no modo como se trata o objecto amado. É que para além dos encómios há muito e bom trabalho a fazer pela promoção do português.


Os tópicos tratados nesta actualização do consultório são variados: contraste de géneros, pontuação, regência verbal, pronúncia de estrangeirismos, história das formas de tratamento, irregularidade verbal e formação de palavras.

_________________________________________________________________

Regressamos com nova actualização do Ciberdúvidas na segunda-feira, dia 14 de Março. E estamos, também, no Facebook.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 11/03/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos