ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Galiza sem português na escola pública

Galiza1. Da Galiza, chegam notícias surpreendentes. Uma proposta do Bloco Nacionalista Galego (BNG) no sentido de incluir o português entre as línguas estrangeiras oferecidas pela escola pública galega foi rejeitada pelo actualmente maioritário Partido Popular, com a acusação de a iniciativa ter carácter ideológico. Sobre este assunto, a rubrica Controvérsias divulga um texto galego, escrito numa variante da ortografia da língua portuguesa.

2. O Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC) vai organizar em 24 de Março de 2011 uma jornada para apresentação dos trabalhos em curso nos seus três grupos de investigação (Língua e diversidade linguística, Discurso e literacia, Léxico e modelização computacional). Mais informações no sítio do ILTEC.

3. O novo acordo ortográfico também afecta a grafia de alguns topónimos — assim o revela uma das respostas da nova actualização do consultório.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 16/03/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos