ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Novidades que vale a pena saber

1. Com um novo grafismo e contemplando, já, as alterações do  novo acordo ortográfico na escrita do português, o magazine Cuidado com a Língua! volta à programação regular da RTP 1, com repetição nos demais quatro canais da televisão pública portuguesa. A estreia da nova série de 13 programas, a 7.ª — que mantém a apresentação do actor Diogo Infante (contracenando, como sempre, com outros conhecidos actores convidados) e a locução da jornalista Maria Flor Pedroso —. é na  na segunda-feira, dia 21, a seguir ao Telejornal. Cuidado com a Língua! tem a autoria do jornalista José Mário Costa, com a colaboração das professoras Maria João Matos e Maria Regina Rocha (consultoras linguistas),  e do guionista João Lopes Marques; a realização é da responsabilidade de Ricardo Freitas e a produção da Até ao Fim do Mundo.

2. A etimologia é uma área de estudos linguísticos que ainda procura alguma regeneração das acusações de disciplina pré-científica. Isso explica, seguramente, a escassez de publicações na área. É excepção a recente publicação da obra Etimologia, de Mario Viaro, da Universidade de São Paulo, com a chancela da Editora Contexto (Brasil).

3. Português para Principiantes — é o título do manual de português para russos, de Galina Petrovna e João Mendonça. O destaque é merecido, porque a falta de recursos de aprendizagem de português língua estrangeira é acentuada, e ainda mais no que toca a publicações destinadas a grupos de falantes monolingues.

4. Por último, vale a pena saber que o Ciberdúvidas está também no Facebook, com uma selecção das actualizações da Abertura, das respostas do consultório, bem como das demais rubricas.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 18/03/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos