ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Artur Agostinho (1920-2011)

ArturAgostinho1. Artur Agostinho não foi um homem da língua portuguesa, mas foi um emérito seu cultor, nomeadamente na especialidade radiofónica que lhe deu primeira e maior projecção profissional: o relato desportivo. Na excepcional voz com que a natureza o dotara, mas, acima de tudo, no ritmo, na vibração de narração e na riqueza e na criatividade vocabulares, como raros se lhe compararam naquele que é considerado o mais difícil domínio de um locutor de rádio. E, num meio hoje tão empobrecido e inquinado pelo pior “futebolês”, a língua portuguesa fica para sempre a dever-lhe expressões tão sugestivas como «bola ao sabor da relva», «no enfiamento da área» ou «cruzamento largo e tenso». O seu amor pela língua portuguesa ficou ainda para sempre registado na participação — e no especial gosto que fez disso — num programa da actual 7.ª série do magazine Cuidado com a Língua!, representando o papel de alfarrabista, ele que também foi um talentoso actor.

2. No consultório, seis novas respostas esclarecem questões sobre léxico, onomástica, discurso relatado e ortografia. Uma selecção das actualizações diárias do Ciberdúvidas encontra-se também no Facebook.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 23/03/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos