ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Olimpíada de Língua Portuguesa

Os alunos das escolas públicas do Brasil vão ter quase um mês para serem inscritos na 3.ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, um evento bienal organizado pela Fundação Itaú Social e pelo Ministério da Educação do Brasil. O prazo de inscrição, que terminaria em 25 de maio, foi prorrogado até 22 de junho. Na última edição, em 2010, mais de 140 mil professores inscreveram os seus alunos, totalizando cerca de 7 milhões de estudantes de 60 mil escolas públicas localizadas em quase todos os municípios do país, e os 152 finalistas das diversas categorias receberam as suas medalhas das mãos do então presidente Lula da Silva.


No dia 29 de maio, às 18h00, tem lugar o 6.º Seminário Internacional RDP África, subordinado ao tema "A Nova Ordem Internacional", organizado conjuntamente pela RDP África e pela Universidade Lusófona. Vão estar presentes nesta iniciativa, no campus da Universidade Lusófona no Campo Grande, em Lisboa, o primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas, e o pró-reitor da Universidade Nova de Lisboa e diretor do Instituto Português de Relações Internacionais, Nuno Severiano Teixeira.


Nas respostas deste dia, voltamos a atenção para a importância dos nomes. «Diz-me como te chamas e dir-te-ei quem és», assegura a sabedoria popular, mas poderíamos também adicionar «de onde é que vens». É o caso em análise nas respostas sobre a origem de apelidos que destacamos hoje: Pinto BritoSantos e Paços.



texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 25/05/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos