ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Programar as férias... que tal um curso?

texto descritivo da imagem

1. Estão abertas as inscrições para o curso de Verão Análise linguística de textos literários, orientado pela Professora Helena Topa Valentim, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

2. Como se ensina a escrever? Quais os métodos mais eficazes e menos onerosos? São estas as perguntas de investigação a que Silvia M. Gasparian Colello tenta responder em Textos em Contextos - Reflexões sobre o Ensino da Língua Escrita, da editora Summus (Brasil).

3. A emissão do programa Cuidado com a Língua! de 11 de Abril (às 21h25, na RTP1*) tem como convidado o actor Rui Mendes e centra-se no tema dos faróis e faroleiros, bem como nas muitas e saborosas expressões linguísticas com eles relacionados. Por exemplo, a diferença — e as razões dela — entre faroleiro, farola e farolice. E, ainda, as armadilhas à volta do verbo intervir e da construção verbal «trata-se de». E qual a pronúncia recomendada de sintaxe? Finalmente: porque é que em Portugal vamos continuar a escrever facto, com o Acordo Ortográfico?

*Com repetição nos demais quatro canais da televisão pública portuguesa, ficando ainda disponível na página da RTP na Internet, no sistema podcast.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 08/04/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos