ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Acordo Ortográfico: as concessões do Brasil

lusofonia1. Na abertura do 15.º Colóquio da Lusofonia, que decorre em Macau, Evanildo Bechara, responsável pela aplicação do Acordo Ortográfico de 1990 no Brasil, considerou que a adopção da nova ortografia acarreta para o português brasileiro mais cedências do que para o português europeu: os brasileiros perdem o trema, o acento agudo nos ditongos tónicos de palavras graves como ideia (antes idéia) e o acento circunflexo em voo, enjoo e perdoo (que se escreviam, respectivamente vôo, enjôo e perdôo). O linguista português Malaca Casteleiro, que participa no referido colóquio, admitiu tais cedências, mas sublinhou que, no Brasil, a mudança tem menor impacto do que em Portugal, onde a perda das chamadas consoantes mudas afecta largo número de palavras de uso muito frequente.

2. O Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (Grupo Gramática & Texto) pretende recrutar um bolseiro de iniciação científica. O anúncio pode ser consultado aqui.

3. Tópicos relacionados com o léxico, a pronúncia, os provérbios e os estudos literários preenchem a nova actualização do consultório. Uma selecção dos conteúdos aqui em linha está também disponível no Facebook.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 13/04/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos