ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Descobrir o universo da escrita — uma porta para o conhecimento

1. O contacto com a palavra escrita, com a grafia de sons difíceis de distinguir (fonemas das letras /b/ e /p/,  /d/ e /t/, e  /l/ e /r/ do português), devido à diferença de vozeamento (surdo/sonoro) — um problema com que os docentes de Português Língua Não Materna se debatem —,  destaca-se como uma das «receitas» para os falantes da língua chinesa. Assim, pela  prática de exercícios escritos, como técnica de memorização das palavras portuguesas, o público chinês, para quem muitos fonemas portugueses são indistintos, acederão  ao domínio da escrita e da leitura, condição essencial para uma oralidade correcta.

2. O projecto Cata Livros, da responsabilidade da Fundação Calouste Gulbenkian, através da Casa da Leitura, abre as portas da sua página electrónica aos mais novos (dos 8 aos 15 anos) para a descoberta de um conjunto de títulos da literatura infanto-juvenil  (com destaque para a produção nacional). Apostando no carácter lúdico e interactivo da leitura das narrativas e dos desafios propostos, este projecto estimula o alargamento dos horizontes culturais do público mais jovem.

Quixote3. Os heróis da escrita, que atravessam fronteiras e os tempos, têm destaque no programa  Língua de Todos (da próxima sexta-feira, dia 15, às 13h15*, na RDP África; com repetição no dia seguinte, às 9h15*). D. Quixote de la Mancha — a figura lendária criada por Cervantes há quatro séculos, personagem incontestável que continua a preencher o nosso imaginário — e o polémico leitão Carnaval da Vitória, à roda do qual gira o enredo da novela Quem me dera ser onda, do escritor angolano Manuel Rui, estão presentes nas conversas em que o conceito de personagem é objecto de análise.  Outro tema: os 10 anos da Fundação Vodafone que, entre outros apoios mecenáticos, é uma das entidades que viabilizam o serviço prestado pelo Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Por razões de programação especial da Antena 2, não haverá o programa Páginas de Português no domingo, 17 de Abril.

4. O léxico — o neologismo nerd;  a distinção entre os verbos promulgar e homologar e partir e quebrar —, a pontuação – colocação da vírgula — e a sintaxe preenchem a nova actualização do consultório. Uma selecção dos conteúdos aqui em linha está também disponível no Facebook.

* Hora oficial de Portugal continental.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 14/04/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos