ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Falar de precariedade no 1.º de Maio

Maio1. Na passagem das comemorações do Dia do Trabalhador, José Mário Costa depara-se com duas incorrecções no discurso sindical: "precaridade", em lugar da forma correcta precariedade, e "1º de Maio", sem o ponto de abreviatura que é devido — 1.º de Maio. A ler no Pelourinho.

2. Para os interessados em dialectologia, o Instituto da Língua Galega tem em linha o Arquivo do Galego Oral, que inclui registos áudio e transcrições de depoimentos de falantes de diferentes regiões da Galiza. As palavras ditas andam à volta de temas como a Guerra Civil Espanhola, as tradições (por exemplo, a crença na Santa Companha) e o valor de falar galego.

3. Tópicos sobre uso do léxico preenchem a maior parte das novas respostas do consultório. No Facebook, também se encontra acessível uma selecção dos conteúdos aqui publicados.

4. Ao contrário do anunciado — e devido a uma alteração de última hora na programação da RTP 1 —, não haverá emissão do magazine Cuidado com a Língua! nesta segunda-feira, dia 2 de Maio.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 02/05/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos