ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Simplesmente língua

texto descritivo da imagem

Nem amor, nem desamor. A entrevista, no jornal i, ao escritor moçambicano Mia Couto arranca assim:

«É um dos escritores de língua portuguesa com maior destaque a nível mundial. Pensa que a nossa língua é o nosso maior bem? Não sei muito bem. Acho que nós provavelmente glorificamos e veneramos esta entidade a que chamamos língua portuguesa.»


Ainda a propósito da recente iniciativa do deputado Raul Carrion, do Partido Comunista do Brasil, de fazer aprovar um decreto para a proibição de estrangeirismos, deixamos o comentário do linguista Sírio Possenti, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).


É o primeiro de dez, anúncio e promessa ao mesmo tempo: o Instituto Português do Oriente (IPOR) lançou o primeiro manual escolar de língua portuguesa para estrangeiros. Tem projectados mais nove.


No programa Cuidado com a Língua! de 9 de Maio (RTP 1, às 21h00): toucinhos-do-céu, queijinhos-do-céu, barrigas-de-freira, papos-de-anjo e as mil e uma delícias — e curiosidades linguísticas — da ancestral doçaria portuguesa. A fazer de pasteleiro o actor João Baião, o convidado de Diogo Infante no programa. De queques e de mauricinhos se falará ainda, assim como desse frequente “pontapé na gramática” à volta do plural de bolo-rei. Ou da “escorregadela” na pronúncia de desintoxicação, de tóxico e de léxico, por exemplo. E, ainda, as razões de as letras k, w e y terem passado a integrar o alfabeto português, com o Acordo Ortográfico.**

*Com repetição nos demais quatro canais da televisão pública portuguesa, ficando ainda disponível na página da RTP na Internet, no sistema podcast.

** Um engano da RTP levou a que não fosse este o programa emitido, mas este.

Nova actualização do Ciberdúvidas (disponível, também, no Facebook): segunda-feira, dia 9 de Maio.

Ciberdúvidas da língua portuguesa :: 06/05/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos