ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

A arte de se brincar com a língua

1. A partir de lengalengas, de trava-línguas e de poemas de vários autores portugueses, o espectáculo de teatro Trava ou Destrava Línguas leva o público infantil a descobrir palavras do léxico português, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Dirigido às crianças (entre os 6 e os 10 anos), este espectáculo, simultaneamente lúdico e pedagógico sobre dicção e literacia, abre as portas às escolas e às famílias, de 17 a 20 de Maio, às 10h00.

2. As questões ortográficas da língua portuguesa não se circunscrevem aos nossos dias. Já no séc. XIX, o pedagogo e poeta João de Deus ironizava sobre a irreverência da grafia de alguém do seu tempo, satirizando a ousadia da sua "Grammatica Rudimentar", texto divulgado na Antologia.

3. O Dia da Língua Portuguesa, assinalado no passado dia 5, vai estar em foco na emissão de Língua de Todos (sexta-feira, dia 13 de Maio, às 13h15*, na RDP África; com repetição no dia seguinte, às 9h15*), numa sessão especial na Sociedade de Geografia de Lisboa, organizada pela CPLP. Em Páginas de Português (domingo, 15 de Maio, às 17h00, na Antena 2), espaço para vários temas: "A importância da língua portuguesa nos PALOP" (pelo presidente da Academia das Ciências de Lisboa, Adriano Moreira); "O valor da língua portuguesa" (pela presidente do Instituto Camões, Ana Paula Laborinho); "Os impactos do Acordo Ortográfico no espaço da lusofonia" (pela investigadora na Universidade de Aveiro Anne Venture); e "As provas de aferição do Português nos 4.º e 6.º anos de escolaridade (pela linguista Ana Martins). Um outro ponto a tratar: a redundância tão generalizada do «há anos atrás».

4. As novas respostas do consultório andam à roda de questões sobre o léxico: o plural de termos pouco comuns (de um neologismo do Facebook e de látex), a particularidade do relativo cujo, a relação entre palavras homónimas e as expressões do domínio da saúde.

5. Uma selecção dos conteúdos aqui em linha mantém-se disponível no Facebook.

* Hora oficial de Portugal continental.


Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 12/05/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos