ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Aquele que faz bullying "bulinga"?

texto descritivo da imagem

Qual a alternativa para a perífrase «fazer bullying»? No Brasil, parece que começa a emergir a forma bulingar, mas será que ela vai vingar? «Não se pode afirmar que o verbo bulingar será adotado rapidamente em nossas escolas. Há certas coisas que dependem da chamada “voz do povo”, que é imprevisível. O que é desagradável, nisso tudo, é a exacerbação do fenômeno», escreve Arnaldo Niskier, da Academia Brasileira de Letras, num artigo publicado no Diário Digital.


De pequenino se torce o pepino e se aprende línguas: é consabido que as crianças aprendem mais facilmente uma língua segunda do que os adultos, porque nos primeiros anos de vida a área do cérebro responsável pela linguagem está mais activa. Resta saber como proporcionar à criança oportunidades de aprendizagem de línguas segundas. Este e outros temas vão marcar presença no Colóquio Educação Bilingue e Bilinguismo, organizado pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional, nos dias 20 e 21 de Junho, na Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.


O Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos realizará o XV Congresso Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos, entre os dias 22 e 26 de Agosto de 2011, no Rio de Janeiro. Um dos objectivos a destacar deste congresso é demonstrar a utilidade dos estudos e das pesquisas filológicas e linguísticas para o desenvolvimento das ciências e das tecnologias em geral.


A emissão do programa Cuidado com a Língua! da próxima segunda-feira, dia 16, na RTP 1*, depois do Telejornal, às 21h05**, é a que foi anunciada para o dia 9 e cujo sumário se encontra aqui.

*Com repetição nos demais quatro canais da televisão pública portuguesa, ficando ainda disponível na página da RTP na Internet, no sistema podcast

** Hora oficial de Portugal continental.


Dúvidas sobre toponímia, etimologia, morfologia, semântica lexical, política linguística e estilística preenchem a actualização do consultório. Recorde-se que uma selecção dos conteúdos em linha no Ciberdúvidas está disponível igualmente no Facebook.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 13/05/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos