ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Está certo falar errado?

erro1. Um livro didáctico publicado pelo Ministério da Educação brasileiro está a gerar polémica, porque, segundo consta, nele se diz que «os livro ilustrado» é sequência legítima em português popular, embora o erro de concordância a torne desadequada noutros níveis de expressão, por preconceito linguístico. O manual aceita as especificidades do discurso oral, sem negar a importância das convenções da escrita e da variedade de prestígio, mas o gramático e filólogo Evanildo Bechara, da Academia Brasileira de Letras, critica tal perspectiva: «Se o professor diz que o aluno pode continuar falando "nós vai" porque isso não está errado, então esse é o pior tipo de pedagogia, a da mesmice cultural.»

2. «Não saber patavina» é o mesmo que «não saber nada» — assim se explica numa das respostas da nova actualização do consultório, também dedicada a tópicos relativos à ortografia, ao léxico, à sintaxe e à semântica. Uma selecção dos conteúdos em linha no Ciberdúvidas encontra-se igualmente disponível no Facebook.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 16/05/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos