ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

O vocabulário de Camilo no programa Páginas de Português

CamiloCBrancoQual é o plural de scanner? E o seu aportuguesamento? E as diferenças entre pedómetro/podómetro e promulgar/homologar? As respostas podem ser ouvidas na emissão do programa Língua de Todos de sexta-feira, 20 de Maio (às 13h15*, na RDP África; com repetição no sábado, depois do noticiário das 9h15*).

No Páginas de Português de domingo, 22 de Maio (às 17h00*, na Antena 2), a propósito da exibição na RTP 1 da adaptação para cinema de Mistérios de Lisboa pelo realizador chileno Raúl Ruiz, a professora Edite Prada fala sobre a dimensão lexical da obra de Camilo Castelo Branco (1825-1890). Referência, ainda, para o recentemente editado livro Grandes Dúvidas da Língua Portuguesa da autoria de D´Silvas Filho e Elsa Rodrigues dos Santos.

*Hora oficial de Portugal continental.


Nas novas respostas em linha, retomamos o aportuguesamento de estrangeirismos, a silepse, a homonímia, a definição de advérbio e a pronúncia da letra x. No Facebook, mantemos disponível uma selecção destes conteúdos do consultório, a par de outros publicados nas restantes rubricas.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 19/05/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos