ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

As últimas do Acordo Ortográfico

texto descritivo da imagem

1. Um guia rápido para aplicação da nova ortografia encontra-se já disponível nas páginas da Internet dos Ministérios da Educação e da Cultura, estando previsto acontecer o mesmo nos demais ministérios do Governo português. O documento é da responsabilidade da mesma  equipa de linguistas que elaborou o Vocabulário Ortográfico do Português (VOP) e  o conversor Lince  – ferramenta de conversão automática de texto para a nova grafia –, ambos acessíveis de forma gratuita no Portal da Língua Portuguesa e recomendados oficialmente  em Portugal.

Segundo a Resolução do Conselho de Ministros n.º 375/2010 especificamente destinada a este assunto, o Acordo Ortográfico passa a ser aplicado nos ensinos básico e secundário a partir do mês de Setembro e, quatro meses mais tarde (ou seja, em Janeiro de 2012), em todos os demais organismos e publicações do Estado português. Até lá, ficou determinado no ponto 5: « (...) que, a partir de 1 de Janeiro de 2011, cada departamento governamental desenvolva iniciativas de informação e de sensibilização e assegure a divulgação de conteúdos, previamente articulados, no respectivo sítio da Internet, para esclarecimento da aplicação do Acordo Ortográfico».

Outra ferramenta importante para uma mais fácil e rápida adopção da nova grafia do português são os correctores ortográficos já harmonizados pelo VOP do ILTEC lançados pela Microsoft, o Office 2007 e o 2010. Os programas gratuitos (Open Office, Firefox, etc.) deverão estar prontos brevemente.

2. Destaque neste dia para os dois últimos textos integrados na nossa base de dados: um do professor Fernando Cristóvão e outro do nosso colaborador Paulo Barata.

3. No Cuidado com a Língua!* do dia 23 de Maio, segunda-feira, às 21h30**, na RTP 1, depois do Telejornal: Porque se diz calças, ou um par de calças, e não "(uma) calça"? E qual a relação entre calças e calçado? O actor Miguel Guilherme, no papel de alfaiate, é o convidado do programa deste dia. Nele se fala, também, de alguns femininos e plurais… "traiçoeiros". Por exemplo, sobre o feminino “alfaiata” ou sobre a pronúncia de “acordo”, no plural. Ou, ainda, dos acentos que caem com o Acordo Ortográfico.


* Com repetição nos demais quatro canais da televisão pública portuguesa, ficando ainda disponível na página da RTP na Internet, aqui.

** Hora oficial de Portugal continental.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 20/05/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos