ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Ruptura, rutura ou rotura?

Com o novo Acordo Ortográfico, caem as consoantes mudas no interior das palavras, como em ruptura. Mas, havendo já a variante (dicionarizada) rotura, como vamos passar a escrever: rutura, ou rotura? Ou ambas, como até aqui? O esclarecimento destas dúvidas pode ser ouvido no programa Língua de Todos de sexta-feira, 27 de Maio (às 13h15*, na RDP África; com repetição no dia seguinte, às 9h15*).  Para além destas, duas outras questões são objecto de resposta: as formas-padrão para as citações de artigos ou referências a determinadas obras; e como se diferencia a frase do enunciado?

Na emissão de Páginas de Português de domingo, 29 de Maio (às 17h00, na Antena 2) reflecte-se sobre vários temas: as competências dos alunos portugueses para a produção escrita, numa conversa com a professora Maria Antónia Coutinho, do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa; o termo economês, muito recorrente no espaço mediático, nestes tempos de crise; a confusão entre realizar e compreender.

*Hora oficial de Portugal continental.


No Correio, um consulente discorda de quem pensa que a língua é como a roupa — «conforme a situação se usa» —, considerando «que devemos incentivar o uso do núcleo da linguagem erudita e ensiná-la desde a tenra idade». Prossegue assim o debate sobre o modelo de língua a transmitir no ensino.


  A ortografia, o léxico e o uso de determinadas construções destacam-se como temas das respostas da actualização do consultório. Coccige, ou cóccix? Como se faz a translineação em nomes próprios? É correcto iniciar um texto com o infinitivo para realçar uma frase ou sequências textuais? São exemplos de dúvidas apresentadas (e tratadas) com que muitos falantes se debatem no seu quotidiano.

Uma selecção dos conteúdos aqui em linha encontra-se disponível no Facebook.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 26/05/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos