ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

O português e a Europa: uma relação de indiferença?

O português, no espaço europeu, não tem o reconhecimento que devia ter, enquanto grande língua internacional que é — foi esta a constatação da presidente do Instituto Camões, Ana Paula Laborinho, num recente encontro em Madrid. A conclusão está tirada. As causas já têm vindo a ser recorrentemente apontadas: falta uma aposta institucional séria na investigação e no ensino do português como língua estrangeira, que se reflicta na produção de uma gama de recursos estruturados e de qualidade.

O Acordo Ortográfico de 1990 entra oficialmente na rotina das escolas portuguesas só a partir do  próximo ano lectivo, com início em Setembro, mas sabe-se que a nova grafia já é aceite nos exames nacionais que começam na segunda-feira, 20 de Junho. Entretanto, a Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC) do Ministério da Educação disponibiliza pela Internet informação variada para esclarecimento de toda a comunidade escolar sobre o que muda com as novas regras do português escrito. Esses conteúdos podem ser consultados no Portal da DGIDC, estando ainda previstos jogos sobre o Acordo Ortográfico.

Refira-se ainda a propósito que a Portugal Telecom (PT) passou também aplicar o novo Acordo Ortográfico, passando a estar disponível na rede interna da empresa um corrector ortográfico e as ferramentas e os recursos informáticos disponibilizados pelo ILTEC para facilitação do processo de adopção das novas regras do português escrito.


No programa Cuidado com a Língua!*, do dia 20 de Junho, na RTP 1, por volta das 21h05**: um amolador no magazine apresentado por Diogo Infante, desta vez com a participação especial da actriz Ana Padrão. E à volta dessa arte, cada vez mais rara, da afiação de facas e tesouras numa bicicleta e ao som da tradicional gaita de beiços, algumas das palavras, expressões e curiosidades linguísticas com ela relacionadas. Por exemplo, o sentido diferente do verbo amolar em Portugal e no Brasil. Ou sobre frases bem nossas conhecidas, como «faca na liga» e «estar com a faca ao peito». E, ainda, a origem do palavra tonsura. Finalmente: a presidente, ou a presidenta?

* Com repetição nos demais quatro canais da televisão pública portuguesa, ficando ainda disponível na página da RTP na Internet, aqui.

** Hora oficial de Portugal continental.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 17/06/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos