ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

O futuro do português (também) em Macau

Macau1. Graças à sua herança cultural, Macau constitui uma plataforma favorável à aproximação entre a República Popular da China e os países da CPLP. Contudo, a conservação da língua portuguesa nesse território revela-se problemática, de acordo com o diagnóstico do presidente da Associação dos Macaenses, Miguel Senna Fernandes, que deixa um alerta: «Há muito macaense que deixou de falar português.»

invernoverao2. Neste dia, de solstício, chegam o Verão, ao hemisfério norte, e o Inverno, ao hemisfério sul. Por isso, sobre a etimologia dos nomes das estações do ano, retomamos a consulta de um apontamento de Maria Regina Rocha, em O Nosso Idioma.

3. A sintaxe é o tema forte de mais uma actualização do consultório, na qual há ainda lugar para um caso de pleonasmo, bastante difundido no uso. Como sempre, uma selecção das respostas e dos conteúdos das demais rubricas pode ser consultada no Facebook.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 21/06/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos