ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Acordo Ortográfico, «caminho sem retorno»

A aplicação do Acordo Ortográfico em Portugal continua a dar que falar, com recentes tomadas de posição a favor da sua «suspensão imediata» pelo novo Governo PSD/CDS. Com uma resposta, já, do respetivo secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, em declarações à agência Lusa: «Vamos prosseguir o trabalho de implementação, porque é um caminho sem retorno.» Na decorrência, aliás, do que, sobre este tema, está consignado no Programa do XIX Governo Constitucional de Portugal (págs.126-127).

Recorde-se que, em 9 de Dezembro de 2010, ainda na vigência do Governo de José Sócrates, foi aprovada a Resolução do Conselho de Ministros n.º 8/2011 sobre a entrada em vigor do Acordo Ortográfico em Portugal. Aí se determina a sua aplicação nos ensinos básico e secundário português no ano lectivo de 2011-2012, a partir de Setembro deste ano, e, depois de 1 de Janeiro de 2012, em todos os demais serviços, organismos  e publicações oficiais do Estado português, incluindo o Diário da República.

Lusa, RTP e vários jornais e publicações, como os do grupo Impresa ou o diário desportivo Record, Universidade Lusófona e Portugal Telecom (PT) são algumas outras entidades que já começaram a reger-se conforme as novas regras da ortografia do português.


alfagregoCom a crise grega na ordem do dia, uma viagem sobre a antiga e tão profícua influência do grego na língua portuguesa é feita na emissão de Língua de Todos (da próxima sexta-feira, dia 1 de Julho, às 13h15*, na RDP África; com repetição no dia seguinte, às 9h15*), através de uma conversa com o editor executivo do Ciberdúvidas, Carlos Rocha.

Três temas são objecto do programa Páginas de Português de domingo, 3 de Julho, às 17h00*, na Antena 2: o reforço dos laços de cooperação, académicos e linguísticos, entre Portugal, Brasil e países africanos de língua oficial portuguesa; a diferença entre de mais e demais; e, por último, a revelação da carta premiada do mês, em colaboração com os CTT – Correios de Portugal.

Ambos os programas se encontram também disponíveis em podcast, na página da rádio e da televisão públicas portuguesas, na Internet.

* Hora oficial de Portugal continental.


A etimologia, a homofonia nas formas verbais, a particularidade de alguns particípios passados, a classe de que numa frase interrogativa indirecta, a regência de gostar numa frase relativa, o léxico (natural de Setos, Beira Alta, Portugal), a semântica em texto poético, a sintaxe (caso de predicação secundária) e a ortografia (relativa aos prefixos pré- e pre-) destacam-se como temas das respostas da actualização do consultório.

Uma selecção dos conteúdos do Ciberdúvidas está disponível no Facebook.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 30/06/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos