ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Troca de palavras sobre o Acordo Ortográfico


1. Alheios, mas paradoxalmente conscientes e atentos, às controvérsias geradas pelo Acordo Ortográfico, um grupo de muito jovens alunos portugueses do 6.º ano de escolaridade realizou um trabalho em vídeo, uma «Troca de palavras» sobre o que vai ser aplicado no ensino português a partir do próximo ano lectivo (com início em Setembro de 2011). Iniciativa a assinalar, pela forma criativa como estes jovens abordaram a polémica em torno da adopção do AO 90. Esta é, pelo que se vê e lê, uma permanente controvérsia em Portugal que o Ciberdúvidas continua a acolher (vide o novo artigo do escritor e poeta Vasco Graça Moura) sempre com a atenção  e com a indispensável equidistância de um espaço respeitador de todas as sensibilidades e correntes de opinião à volta da língua portuguesa. 

2. Para quando a leitura de clássicos africanos nas escolas secundárias portuguesas? Ou, no sentido inverso, que espaço tem a literatura portuguesa nas escolas secundárias africanas? As reflexões da professora Inocência Mata, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e especialista em  literaturas africanas de língua portuguesa, destacam-se na na emissão de  Língua de Todos (da próxima sexta-feira, dia 8 de Julho,  às 13h15*, na RDP África; com repetição no dia seguinte, às 9h15*).

Em tempo de exames nacionais em Portugal, no programa Páginas de Português (de domingo, 10 de Julho, às 17h00, na Antena 2) é apresentada uma leitura sobre os exames e os resultados dos exames de Português, dos 9.º e 12.º anos de escolaridade. Outros temas tratados na rubrica Ciberdúvidas Responde: as diferenças entre «abaixo de», «debaixo de» e «em baixo de»; entre o «porque», o «por que» e o «por quê». E é «a mais bem vestida», ou «a melhor vestida», «o mais mal preparado», ou «o pior preparado»? Ambos os programas se encontram também disponíveis em podcast, na página  da rádio e da televisão públicas portuguesas, na Internet.

*Hora oficial de Portugal continental.

3. A etimologia e a história das palavras são algo que fascina um grande grupo de consulentes e, muitas vezes, revelam-nos grandes surpresas. Exemplo disso são algumas das novas respostas (sobre o verbo narrar; acerca do adjectivo piurso, do particípio passado confitado e da abreviatura etc.; e também, relativamente aos nomes próprios Ferdinando e Fernando). A pronúncia, a ortografia e a sintaxe destacam-se, igualmente, como temas da actualização do consultório.

4. Uma selecção dos conteúdos do Ciberdúvidas está também disponível no Facebook.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 07/07/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos