ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Língua na «boca livre do povo»

bocas1. Continuando o gosto romântico pelas tradições populares, muitos poetas e escritores portugueses da primeira metade do século XX conceberam a fala do povo como manifestação de vitalidade do génio colectivo, capaz de revivificar o idioma literário. Nesta linha de pensamento entronca a escrita de Antero de Figueiredo (1966-1953), como indicia um pequeno texto que agora se divulga na rubrica Antologia e no qual se lêem estas palavras, referentes à língua: «Com que gosto vou partir para a aprender, ouvindo-a, arejada e leal, da boca livre do povo, onde espontaneamente acodem termos incisivos e esbeltos modos de dizer [...].»

2. Entre as novas respostas do consultório, merece relevo especial o comentário à expressão «viajar na maionese», de provável origem brasileira, mas também usada em Portugal. São ainda abordados tópicos relativos ao léxico, ao sistema verbal, às classes de palavras e às regências. Uma selecção destes e doutros conteúdos do Ciberdúvidas está acessível igualmente no Facebook.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 11/07/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos