ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Ainda: a iliteracia em leitura em Portugal

texto descritivo da imagem

Os alunos portugueses na faixa etária dos 15 anos não compreendem o que lêem. No geral, os estudantes não vão além da detecção do tema principal do texto, segundo um estudo realizado pela rede Eurydice, divulgado recentemente pela União Europeia. O estudo tomou por base os resultados do Programme for International Student Assessment (PISA) de 2000 e de 2009. Portugal revelou uma melhoria, mas continua abaixo da média.

A situação dos alunos portugueses do 4.º ano é desconhecida, pois Portugal não participou no estudo realizado para esse efeito, o PIRLS (Progress in International Reading Literacy Study).


E, afinal, para quê ler? E, em particular, para quê ler ficção? Um estudo canadiano de psicologia concluiu que a leitura de ficção ajuda a melhorar a empatia e o relacionamento social dos leitores.


E uma boa notícia: a Universidade de Macau iniciou mais um curso de Verão de Português Língua Estrangeira com 342 alunos inscritos, de um grupo de 540 candidatos — um número consideravelmente superior ao de anos transactos.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 12/07/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos