ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Bem falar em Angola

JCAlmeida1. A língua portuguesa é tema da actualidade em Angola. Por um lado, a comunicação social aponta fragilidades no domínio de certas estruturas gramaticais por parte dos falantes. Por outro, anuncia-se uma obra sobre o uso correcto do português, com o curioso título de Ensaboado e Enxaguado, cujo autor é o professor universitário e jurista José Carlos de Almeida. O livro já deu que falar, como mostra o comentário crítico publicado no jornal angolano O País.

2. Entretanto, soube-se que na Venezuela o interesse pelo português cresce e bate recordes — mas faltam salas para o seu ensino.

3. Os gentílicos e a discussão de critérios para a sua formação têm lugar privilegiado nas novas respostas do consultório, onde também são dados esclarecimentos acerca dos modos verbais e da organização textual. Uma selecção destes e dos demais conteúdos do Ciberdúvidas está igualmente disponível no Facebook.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 13/07/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos