ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Os erros de concordância e a norma culta

1.  A influência das línguas africanas no português do Brasil e, nomeadamente, no que a norma culta considera como erros de concordância é tema de uma conversa com Tjerk Hagemeijer, investigador do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, no programa Língua de Todos, de sexta-feira, dia 15 de Julho, às 13h15*, na RDP África (com repetição no dia seguinte, às 9h15*).

Por sua vez, na emissão de Páginas de Português (de domingo, dia  17, às 17h00, na Antena 2), a aceitabilidade, a gramaticalidade e o erro destacam-se como tema central, em que se dá voz às reflexões/opiniões de Heloísa Ramos, autora do livro escolar brasileiro Por Uma Vida Melhor, e da linguista portuguesa Margarita Correia sobre questões como: Será aceitável admitir, como aconteceu recentemente no Brasil, que o registo popular (do tipo: "Nós pega o peixe" ou "nós vai") esteja também correcto, embora violando as normas da gramática do registo culto?  O «falar correcto» é uma forma de discriminação social e política? E a escola deverá reconhecer como válida a diversidade de variantes linguísticas, como se defende no livro?

* Hora oficial de Portugal continental

2. Neste tempo de crise em que «o  pagamento a dívida assume um papel central», um novo termo emerge — dividocracia — para representar uma realidade protagonizada pelo governo, pelo Estado, neologismo comentado por Paulo J. S. Barata na rubrica O Nosso Idioma.

3. O uso correcto do léxico — de gentílicos pouco conhecidos (de Hadramaute ou Hadramute, região do Sul da Arábia); da terminologia editorial ou gráfica (a expressão «no prelo»; do advérbio abaixo ou «a baixo» e gramaticamente ou gramaticalmente; do verbo desencaroçar ou descaroçar; do plural dos compostos de dois substantivos — e da ortografia (fuzil, o afiador de facas) dominam as respostas da actualização do consultório.

Uma selecção dos conteúdos do Ciberdúvidas está disponível também no Facebook.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 14/07/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos