ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

A questão estratégica do Acordo Ortográfico
e a do reforço do ensino do Português

1. «Muito mais do que a questão “técnico-linguítsica”, o Acordo Ortográfico é uma questão politico-estratégica. [Sobre ele e contra ele, em Portugal] até aqui já se disse e escreveu quase tudo e o seu contrário (...); o que importa agora é começar a praticá-lo», escreve Fernando Santos Neves, em artigo (“Onze Teses contra os inimigos do Acordo Ortográfico”) dado agora à estampa no jornal "Público" de 9/08/2010 e que retoma um anterior texto publicado no "Jornal de Letras" do dia 14 de Agosto de 2008, em linha aqui, no Ciberdúvidas.

2. O Português – a disciplina com mais estudantes que a ela recorreram à 2.ª fase dos exames nacionais do ensino secundário em Portugal  – voltou a registar uma média negativa ainda acentuada do que  ao ano anterior, de 2010. Uma realidade que só reforça  a importância da revalorização do estudo da gramática no novo programa de Português do ensino básico, em Portugal, em vigor já a partir de Setembro próximo.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 09/06/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos