ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Novas políticas de ensino do Português

tese

Uma tese de doutoramento, na área das Letras, foi apresentada na Universidade da Beira Interior. O trabalho, focado nas políticas de ensino da língua portuguesa, aponta alguns erros que têm sido cometidos ao longo dos anos e reitera a necessidade de novas políticas na área.

Segundo a autora da dissertação, Fernanda Bertinetti, «no âmbito do ensino do português enquanto língua não materna já temos docentes motivados com uma formação científica e pedagógica de qualidade e já há projectos de ensino muito interessantes no terreno, no entanto ainda há um trabalho essencial de formação contínua de professores».


O Instituto Camões celebrou uma parceria com a sociedade luso-canadiana de beneficência (Luso Canadian Charitable Society) para a criação do Centro de Língua Portuguesa em Toronto, no Canadá. Prevê-se que o centro venha a ter todas as condições para se tornar num importante pólo de divulgação da cultura e da língua portuguesas.

_________________________________________________________________________________

Interrompido durante o mês de Agosto, o funcionamento regular do consultório do Ciberdúvidas volta com as suas actualizações diárias a partir do dia 5 de Setembro. Continuamos entretanto no Facebook com uma selecção diária dos mais relevantes conteúdos e novos textos aqui colocados em linha. É o caso do artigo "Sabe ele português?", da autoria  do Professor Carlos  Reis, saído no jornal "Público" de 12/08/2011, sobre a formação e a preparação pedagógica dos professores de Português; fica em linha desde esta data na rubrica Ensino. Entretanto, para outros contactos, estamos sempre disponíveis no endereço ciberduvidas@ulusofona.pt.


Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 12/08/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos