ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

«A ilustre língua portuguesa»

1. «Assim como a gente não escolhe os seus parentes (e, mercê de Deus, os nossos foram ilustres), também não escolhe a linguagem que balbucia; e bem-aventurados os brasileiros, porque essa é a ilustre língua portuguesa», escreveu o médico, político, professor, crítico literário, ensaísta, romancista e historiador brasileiro Afrânio Peixoto (1876-1947), membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Brasileira de Filologia, citado em A Nossa Língua, de Francisco Ferreira da Rosa (1878, Açores-1952, Rio de Janeiro). Destinatários deste texto, que fica desde esta data na rubrica O Nosso Idioma: os «chorões» que, ao tempo, lamentavam ter tido em herança uma língua «fechada e difícil».

2. A Priberam acaba lançar uma aplicação para Microsoft Windows do seu dicionário de português, que permite a respectiva consulta sem necessidade de ligação à Internet, incluindo para Android e iPhone. Disponível sob assinatura (paga), com o uso da ortografia anterior ou pós-Acordo Ortográfico de 1990. Para os interessados, mais pormenores aqui. E, para outros dicionários, de acesso pago ou gratuito, veja-se aqui, aqui ou aqui, por exemplo.

3. Com o acesso bloqueado, encontra-se ainda o consultório do Ciberdúvidas, cujas actualizações diárias voltam no dia 5 de Setembro. Continuamos entretanto no Facebook com uma selecção diária dos mais relevantes conteúdos e novos textos aqui colocados em linha. Entretanto, para outros contactos, estamos sempre disponíveis no endereço ciberduvidas@ulusofona.pt.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 13/08/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos