ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

O despautério do “incomprimento”

1. É possível ouvir-se, amiúde, em noticiários televisivos, em Portugal, “(in)comprimento”, em vez de (in)cumprimento? É, como aqui já se assinalou em anterior Pelourinho. E, ainda pior (pior, por não se tratar de um mero descuido de linguagem): é possível alguém escrever numa peça jornalística, e logo por seis vezes, o mesmo despautério, e ninguém no jornal em causa o ter corrigido? Por mais incrível que pareça, é, como assinala Paulo J. S. Barata, aqui.

2. Outro texto que entra em linha neste dia, na Antologia, é o poema Crónica Verdadeira da Língua Portuguesa, do poeta, escritor, jornalista e deputado angolano João Melo.

3. O consultório do Ciberdúvidas regressa às suas actualizações diárias no dia 5 de Setembro. Continuamos entretanto no Facebook com uma selecção dos mais relevantes conteúdos e novos textos aqui colocados em linha. Para outros contactos, estamos sempre disponíveis no endereço ciberduvidas@ulusofona.pt.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 17/08/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos