ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Vocabulário Ortográfico Comum
arranca em Setembro com 1.ª reunião técnica

1. Foi uma das principais decisões da VI Reunião Ordinária do Conselho Científico do Instituto Internacional da Língua Portuguesa. Transcrevendo esse ponto específico da acta do encontro realizado na Cidade da Praia, Cabo Verde, entre 9 e 10 de Agosto de 2011: «O Conselho Científico recomendou ao director executivo o envio às Comissões Nacionais (CN) [dos oito países da CPLP presentes]» de documento explicitando a proposta de metodologia a adoptar para a constituição do Vocabulário Ortográfico Comum [da Língua Portuguesa], devendo as CN indicar as entidades que participarão na reunião técnica em Setembro.» Outra decisão importante foi a remissão para a cimeira ministerial dos oito países da CPLP da decisão sobre o estatuto da solicitado pela Academia Galega da Língua Portuguesa, ficando a aceitação da doação do vocabulário galego dependente desta decisão.

2. Arrancou nos Estados Unidos um projecto-piloto que visa a padronização, em todas as escolas do ensino básico do país, do uso exclusivo dos computadores, em detrimento da escrita manuscrita e personalizada. Notícia desenvolvida aqui, onde se questiona se a alfabetização dos alunos no teclado, nesta «era do “Ctrl c + Ctrl v”» – e onde «quase já ninguém escreve mais à mão» –, não comprometerá a cognição infantil.

3. Fica na Antologia, desde a presente data, este texto do escritor e filósofo português Teixeira de Pascoes (1877-1952), incluído na obra Arte de Ser Português.

4. As actualizações diárias do consultório do Ciberdúvidas regressam no dia 12 de Setembro. Mantemos entretanto no Facebook uma selecção dos mais relevantes conteúdos e novos textos aqui colocados em linha. Para outros contactos, estamos sempre disponíveis no endereço ciberduvidas@ulusofona.pt

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 22/08/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos