ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

O inapropriado uso do adjectivo humanitário

1. Os mais recentes desenvolvimentos na Líbia trouxeram para a ribalta mediática, mais uma vez, o uso inapropriado, pela generalidade dos jornalistas e dos comentadores portugueses, do adjectivo humanitário. Como aqui já lembrámos tantas vezes – e pelas mais variadas circunstâncias –, desde quando uma tragédia pode ser humanitária? Uma guerra, qualquer guerra, traz tragédia, e desgraça, e sofrimento, e miséria, e crise, e caos, e destruição... humanos. Humanitáriaem prol da humanidade») será toda e qualquer iniciativa em sentido contrário. Nas guerras como em qualquer cataclismo, no socorro a populações civis.

2. As actualizações diárias do consultório do Ciberdúvidas regressam no dia 12 de Setembro. Mantemos entretanto no Facebook uma selecção dos mais relevantes conteúdos e novos textos aqui colocados em linha. Para outros contactos, estamos sempre disponíveis no endereço ciberduvidas@ulusofona.pt

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 24/08/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos