ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

As virtudes do multilinguismo

texto descritivo da imagem

De um modo geral, são os sinais exteriores do multilinguismo que atraem os profissionais das mais diferentes áreas, mas hoje sabe-se que há benefícios cognitivos que ocorrem logo que o processo de aprendizagem de uma língua segunda começa: «O cérebro bilingue é fascinante, já que reflecte as capacidades dos seres humanos para o pensamento flexível.»: é a constatação entusiasta da co-autora de um estudo da Universidade de Washington sobre o multilinguismo em crianças, recentemente divulgado.


O ano lectivo em Portugal, que agora se inicia, é o ano da introdução progressiva da nova ortografia. Quer isto dizer que para um mesmo nível de escolaridade o aluno dispõe de alguns manuais redigidos pela ortografia de 1990 e de alguns outros pautados ainda pela ortografia de 1945. Confuso e digno de protesto, sem dúvida, caso não houvesse problemas muito mais graves a resolver no sistema de ensino português.


A Linguística Que Nos Faz Falhar — é o título do livro recomendado neste dia. É uma obra verdadeiramente de excepção. Trata-se de um livro «em forma de polémica» sobre o alegado chauvinismo linguístico no Brasil. Reúne activistas da «defesa da língua», linguistas brasileiros e de outros países, bem como o célebre deputado Aldo Rebelo. Promete.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 05/09/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos