ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Acordo ortográfico: revisão precisa-se

Acordo ortográfico

O Acordo Ortográfico foi sendo objecto de críticas severas quanto ao seu conteúdo e — mais recentemente — quanto à sua forma. Aqui fica mais uma argumentação em favor da revisão formal daquele texto normativo.


Terminou o III Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, na Universidade de Macau, China. O tema escolhido para este ano — a formação de novas gerações de falantes de português no mundo — reuniu profissionais e linguistas de dentro e de fora do mundo lusófono. Quatro universidades portuguesas estiveram representadas.


Fale Português é a designação do grupo virtual constituído por mais de dois mil profissionais do ensino do português como língua segunda a leccionar nos mais diversos países dos cinco continentes. Cada membro tem acesso a sessões de comunicação síncrona, fóruns, divulgação de actividades do grupo e informação exaustiva sobre teoria e ensino da língua portuguesa. O registo é gratuito.


As actualizações diárias do consultório do Ciberdúvidas regressam no dia 19 de Setembro. Mantemos entretanto no Facebook uma selecção dos mais relevantes conteúdos e novos textos aqui colocados em linha. Para outros contactos, estamos sempre disponíveis no endereço ciberduvidas@ulusofona.pt.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 12/09/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos