ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Aprender português na Bélgica — até quando?

Desde 2001 que tem vindo a assistir-se à redução do número de inscrições nas aulas de português de crianças e jovens lusodescencentes residentes na Bélgica. Apesar das campanhas de sensibilização, de que o vídeo abaixo é exemplo, a situação piora neste país. E no corrente ano lectivo aconteceu o inevitável: a redução de horários de português. Valia a pena fazer um estudo sistemático e apurar qual a razão de esta tendência se verificar de modo tão agudo neste país — e invertê-la.


O Centro de Ensino e Pesquisa de Línguas Estrangeiras Instrumentais da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, promove, de 24 de Setembro a 29 de Outubro, o 1.° Seminário de Formação: Português Língua Estrangeira. Haverá minicursos com o propósito de discutir questões referentes ao ensino de português como língua estrangeira.


Como aumentar o vocabulário em língua materna e língua estrangeira? Há métodos acidentais, como a prática da leitura extensiva, e métodos directos, de consulta de verbetes e de realização de exercícios sobre palavras recém-adquiridas. Para esta segunda modalidade, é importante ter à mão bons instrumentos. Relevamos neste âmbito o monumental Dicionário de Palavras Interligadas: analógico e ideias afins (mais de de 800 mil entradas), do jornalista brasileiro Kurt Pessek, disponível também no mercado livreiro português.


Ovídeo

Em Lisboa, realiza-se uma homenagem póstuma* ao poeta cabo-verdiano Ovídio Martins (1928-1999), no dia em que faria 83 anos.

* Cf. Ovídio Martins, esquecido, era um homem de "princípios firmes" e um poeta "militante"


As actualizações diárias do consultório do Ciberdúvidas regressam na segunda-feira, 19 de Setembro. Mantemos entretanto no Facebook uma selecção dos mais relevantes conteúdos e novos textos aqui colocados em linha.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 16/09/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos