ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Mudar as consoantes mudas no novo Acordo:
ainda é possível?

consoantes mudas

Se a ortografia é normativa e a pronúncia nunca o é, como é possível fazer depender a ortografia da pronúncia? É este o paradoxo em que se firma Hélio Alves, num artigo publicado no Jornal Online da Universidade de Évora, para retomar a questão da facultatividade na redação de consoantes que — consoante a comunidade linguística — são mudas ou não.

E a propósito: neste ano de entrada do novo Acordo no sistema de ensino oficial português, prevê-se um acréscimo de perguntas no consultório sobre o tema, justamente sobre consoantes mudas (ou não...) e, muito provavelmente, também, sobre hifenização (como a atualização deste dia comprova). Fazemos notar, porém, que, caso o consulente pretenda apenas uma atestação da nova forma gráfica de palavra, sem mais explicações de fundo, pode sempre recorrer ao Portal da Língua Portuguesa e obter aí resposta instantaneamente, pesquisando no Vocabulário Ortográfico do Português, que é o guia oficial da língua em Portugal. Para o Brasil, o mesmo poderá ser feito com o acesso ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras.

Com a adoção do Acordo Ortográfico nas escolas portuguesas, neste regresso às atualizações diárias do consultório, o Ciberdúvidas passa a reger-se também pelas novas regras do português escrito. A partir deste dia, neste sítio, escrever-se-á exclusivamente de acordo com o novo Acordo.


O ideal de cultura política luso-brasileira vislumbrado por Getúlio Vargas e Oliveira Salazar foi o tema da tese vencedora do Prémio Associação das Universidades de Língua Portuguesa. O estudo da política editorial acionada pelo Acordo Cultural de 1941 entre Brasil e Portugal conduziu a uma intensa abordagem das questões relativas às relações luso-brasileiras nas décadas de 30 e 40 do século passado, entre elas a relação entre língua, literatura, política e poder.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 19/09/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos