ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Linguística e linguísticas

texto descritivo da imagem

Para o grande público, a linguística continua a ser uma bela desconhecida, sobretudo se falamos de investigação fundamental. Quando, porém, saltam para as páginas dos jornais aplicações dessa investigação a áreas como o direito e a criminologia, eis que alguma curiosidade desponta. É o caso da recente notícia sobre o "rapaz da floresta", um adolescente que diz ter vivido cinco anos numa floresta no Sul da Alemanha. Um dos instrumentos principais de averiguação da veracidade da sua história e das suas origens geográficas é a análise fonética do seu desempenho oral. É esta uma das faces da linguística forense.

E a linguística cognitiva o que é? A obra Introdução à Linguística Cognitiva, de Lilian Ferrari, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), recentemente publicada, visa responder a esta pergunta. Tratando-se de uma área relativamente nova, fazia falta um trabalho que traçasse os principais pressupostos teóricos e modelos operativos que caracterizam este campo de estudos.


Na RTP2, o programa Sociedade Civil passou a emitir curtos apontamentos sobre o Acordo Ortográfico, que começou a ser aplicado nas escolas portuguesas. Trata-se de uma série de treze programas, intitulada De acordo com o Acordo,  em formatos de 1 minuto e de 3 – este, mais alargado, com uma figura pública — à volta das novas regras do português escrito.


Voltamos a lembrar que caso o consulente pretenda apenas uma atestação da nova forma gráfica de palavra, como em «Fora de série», sem hífen, pode sempre recorrer ao Portal da Língua Portuguesa e obter aí resposta instantaneamente, pesquisando no Vocabulário Ortográfico do Português, que é o guia oficial da língua em Portugal. Para o Brasil, o mesmo poderá ser feito com o acesso ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 21/09/2011

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos